Pages - Menu

Pages

sábado, 11 de maio de 2013

Tourniquet



Esta é uma das principais bandas de Thrash Metal cristão da história. Tourniquet está na ativa desde 1990. Formada na cidade de Los Angeles (EUA),  tem influências  muito incomuns para uma banda de Thrash Metal: música clássica! De certa forma, Tourniquet apresenta um estilo progressivo de fazer metal, não fosse o fato que o thrash é um gênero de metal extremo.

Musicalmente falando, se você assistir o documentário Headbanger's Journey é feito um paralelo entre a ESTRUTURA do metal e da música clássica. O fato é que, distorções à parte, o heavy metal de qualidade e a música clássica são muito similares e virtuosistas.

Nas palavras da wikipédia:

"A banda faz uma mistura de thrash metal, speed metal, metal progressivo, heavy metal, hard rock, hardcore, influênciados por compositores clássicos, como por exemplo, Beethoven e Bach, espiritualidade com perspectiva bíblica, recheadas por inspirações de jargões médicos, de Edgar Allan Poe e narrativas do velho testamento."

A banda passou por várias formações das quais o único membro permanente, principal compositor e, me permitam dizer, "alma da banda", é o BATERISTA sr. Ted Kirkpatrick. Em termos vocais, houve duas eras: a era speed/thrash com Guy Ritter (que se tornou vocalista do Echo Hollow, banda cristã de hard rock hoje inativa) e a era Luke Easter, que começou muito semelhante ao Anthrax na época que John Bush era o vocalista, mas se tornou algo além. O atual guitarrista, Aaron Guerra, é outro capítulo à parte: extremamente competente! 


Entre tantos álbuns INCRÍVEIS (é uma das minhas bandas favoritas) escolhi destacar dois dentre os que considero os melhores álbuns da história do metal:

*Pathogenic Ocular Dissonance, de1992. Trata-se de álbum thrash com influências bizarras de doom  e death metal, combinações  sombrias de vocais graves muito graves e agudos muito agudos. É incrível como havia versatilidade nos vocais de Guy nessa fase.  Destaque para as faixas "Spectrophobic Dementia", "Exoskeletons",  "Theodicy On Trial, "En Hakkore" e a épica "The Skeezix Dilemma".

*Microscopic View of a Telescopic Realm, de 2000. Esse é outro álbum histórico com muita influência clássica, uso de órgão, flautas, pancadaria hardcore, solos de bateria, assobios e até influências de canto gregoriano, uma miscelânia que teve um resultado maravilhoso com excelentes canções como "Besprinkled In Scarlet Horror" (clique e confira a letra),"Drinking From The Poisoned Well",  "The Tomb Of Gilgamesh", "Erratic Palpitations Of The Human Spirit" e a continuação da história iniciada em Skeezix Dilemma em "The Skeezix Dilemma, Part II: The Improbable Testimony Of Pipsewah", igualmente épico!

É nesse ponto que eu faço uma reflexão: chega a ser clichê o quanto algumas das bandas de rock e heavy metal mais conhecidas tem letras e clipes de mau gosto e insistem nisso! O desgosto com esse fato me motivou ainda mais a mostrar o diferencial não só do que o Tourniquet tocava e toca, mas do que eles ESCREVEM. Aqui abaixo reservei o espaço para o clipe legendado em português da canção "Ark of Suffering", um épico do álbum Stop The Bleeding:


Sobre as bandas de metal que acham que glorificar a violência,  sexo ou rituais esquisitos, deixo as palavras de Bill Watterson na pessoa de seus personagens mais marcantes Calvin e Haroldo:



Se você também cansou dessa merda, Tourniquet é pra você!

Discografia e História da Banda: Wikipédia

Just keep rocking! \m/




Nenhum comentário:

Postar um comentário