1 . 2+2=5 - Radiohead
Um nome estranho para uma música estranha de uma banda estranha - não que isso seja um defeito, pelo contrário.
Quando eu ouvi essa música pela primeira vez, eu não entendi muito bem a sacada do nome, mas vindo do Radiohead, eu nem liguei muito. Apenas anos mais tarde eu pude ler a obra que deu origem à música, 1984, do George Orwel. Eu tive, inclusive, que filtrar um pouco as músicas que apareceriam nesta lista, senão seriam as dez sobre esse livro. Sério. Existem muitas músicas sobre ele.
Para quem não conhece, o livro se passa em um "futuro" distópico, onde o mundo foi dividido em blocos e estes blocos de países estão, supostamente, sempre em guerra. A população não tem liberdade e é vigiada o tempo todo pelo Grande Irmão (Big Brother. Sim, é daí que vem o nome do programa.).
A música se refere a um momento no final do livro, onde Winston, o personagem principal, sofre uma lavagem cerebral e tem sua moral destruída pelo governo, fazendo com que ele concorde em qualquer coisa que o governo disser. Você pode ouvir o trecho em questão no vídeo abaixo, que é narrado pelo grande Gilherme Briggs (Freakazóide, Gollum, Buzz Lightyear, Optimus Prime, Cosmo, etc...)
2. Rime Of The Ancient Mariner - Iron Maiden
Seria possível fazer uma lista só com musicas do Iron Maiden com referências à literatura, o que não é de se espantar, já que Bruce Dickinson é um grande fã de literatura, principalmente a clássica.
A música em questão, é uma adaptação do poema de mesmo nome do poeta inglês Samuel Taylor Coleridge.
O poema conta a história de um marinheiro que para um homem que está indo a um casamento e começa a contar sua própria história: Certa vez, em alto mar, o marinheiro e sua tripulação se veem em meio a uma tormenta que os leva até a Antártida, mas um albatroz, pássaro considerado de boa sorte pelos marinheiros, aparece e os guia para o caminho correto. O capitão, no entanto, acaba matando a ave, mas, aparentemente, nada acontece, até que os espíritos começam a se vingar e tornam a vida dos marinheiros um verdadeiro inferno.
3. Among The Living - Anthrax
O Anthrax tem uma paixão pelo Stephen King. Os caras têm várias músicas baseadas em obras do Mestre do Terror (Vice Mestre, na minha opinião).
Esta, em específico, é baseada na obra Dança da Morte, mais precisamente no vilão do livro, Randall Flagg (que também aparece em outros livros com outros nomes, como na série A Torre Negra).
A história se passa em um mundo pós-apocalíptico.
Randall é uma espécie de demônio, um representante das trevas dotado de poderes obscuros que tem por objetivo dominar o novo mundo que surge. Reúne seus seguidores em Las Vegas, onde prepara-se para atacar militarmente os refugiados em Boulder, os quais considera seus rivais.
4. One - Metallica
Aposto que a maioria de vocês não sabia que essa música era baseada em um livro, né?
O livro em questão, é Johnny Got His Gun (Johnny Vai à Guerra no Brasil), de Dalton Trumbo, que mais tarde virou filme dirigido pelo próprio autor (e que também é parte do clipe da música).
O livro, o filme e a música contam a história de Johnny, um rapaz que durante uma batalha na primeira guerra mundial, perde seus braços, pernas, visão, audição e o rosto, mas é salvo pelos médicos e passa a ser objeto de estudos, enquanto vive como um simples peso morto. A história é, basicamente, um monólogo que se passa dentro da cabeça do rapaz enquanto ele tenta se comunicar com o mundo exterior.
É um excelente filme, para quem puder assistir.
5. November Rain - Guns N Roses
Ahá! Aposto que você não sabia que essa música tinha ligações com a literatura, né?
No início dos anos 90, o Guns lançou uma trilogia de clipes (November Rain, Stranged e Don't Cry), e as três são baseadas no conto Without You, de Del James, que também é amigo de Axl Rose.
A história é sobre um relacionamento comum entre um Rock Star e uma garota, ele estava muito apaixonado por ela, e esse sentimento era recíproco, até que durante uma turnê, Mayne pediu para que Elizabeth o encontrasse no local aonde a banda estaria tocando aquela noite. Ela disse que não poderia ir. Mayne ficou deprimido e decidiu então ter uma farra com algumas groupies.Mayne não imaginava que na verdade Elizabeth estava preparando uma surpresa para ele, indo o visitar no hotel com sua bagagem de noite,porém, quando ela entrou e viu a cena, saiu desesperada e desapareceu. Mayne por muito tempo tentou ligar para a casa dela, e ela não atendia. Então por alguma razão, Mayne ensandecido cogitou que Elizabeth iria se matar, dar um fim nele ou em ambos e correu para a casa de Elizabeth. Assim que ele chegou, ouviu um tiro e ele sabia o que ela tinha feito, o sentimento de Mayne foi confirmado quando ele abriu a porta e viu metade da cabeça dela estourada.
Então Mayne, com o coração despedaçado e sentindo-se culpado, em meio a todo seu sofrimento, escreveu uma canção para Elizabeth chamada “Without You”, pois assim, ela o escutar lá do céu. Infelizmente, quando finalmente ele terminou a canção e poderia tocá-la pela primeira vez, ele derrubou seu cigarro e seu tapete incendiou-se, resistente Mayne não largou do piano e não deixou a casa até que a canção estivesse terminada.
Então Mayne, com o coração despedaçado e sentindo-se culpado, em meio a todo seu sofrimento, escreveu uma canção para Elizabeth chamada “Without You”, pois assim, ela o escutar lá do céu. Infelizmente, quando finalmente ele terminou a canção e poderia tocá-la pela primeira vez, ele derrubou seu cigarro e seu tapete incendiou-se, resistente Mayne não largou do piano e não deixou a casa até que a canção estivesse terminada.
E aí, curtiram?
Comentem e falem quais músicas vocês conhecem.
A parte II sairá só se vocês curtirem. =p