Sim, é verdade. "Amercian Idiot", o Ópera Rock considerado o melhor trabalho de estúdio do Green Day (para alguns, o único bom trabalho de estúdio do Green Day! kkkk) narra a estranha história de Saint Jimmy com diversos elementos de crítica social como mídia, consumismo, o suso de drogas, rebeldia e suicídio.
Confesso, extraí a resenha abaixo da internet¹ (fazendo algumas correções pequenas). Acho que acabaria escrevendo demais se tentasse. No geral, essa é a história:
O caso é que parece que o enredo do álbum VAI VIRAR FILME! Na verdade, "American Idiot" já havia sido adaptado para o teatro². De uma coisa pra outra é um pulo.
1 – American Idiot
Além de uma tremenda critica ao governo de George W. Bush e as mídias norte-americanas, a canção mostra também um cidadão frustrado por ser apenas um “caipira inútil” e que a única coisa que pode fazer é reclamar para o nada. Assim como ele faz nessa faixa.
2 – Jesus of Suburbia
Aqui o personagem da canção anterior ganha nome, a trilha começa com uma introdução a sua história. Criado em meio a drogas e vagabundagem ele cansa de sua vida medíocre em uma cidade de interior. A fim de acabar com sua depressão, foge para a metrópole. Recomendo assistirem ao clipe da música legendado.
3 – Holiday
Na faixa, Jesus of suburbia encontra um pingo de motivação durante sua viagem a cidade grande (o que pode ser notado no clipe). A música também coloca várias questões políticas em tese, que é o que motivou essa mudança súbita do protagonista.
4 – Boulevard of Broken Dreams
Nesta faixa, nosso protagonista volta a sua crise depressiva por não ser entendido e começa a se questionar se a vida não é apenas uma ilusão. “Enquanto todos dormem eu ando sozinho”, esse é o trecho em que se percebe maior depressão do personagem.
5 – Are we the waiting
Aqui nosso protagonista entra em colapso com sua insanidade, duvidando até mesmo de quem ele é e se questionando se realmente é o Jesus of suburbia. A depressão se transformou em medo e loucura.
6 – St Jimmy
Aqui nós chegamos no ápice da loucura do nosso anti-herói. Depois de tanta depressão e insanidade ele simplesmente cria um personagem imaginário em sua cabeça e começa a viver como se fosse esse personagem criado. O personagem se chama St Jimmy, um assassino e drogado sem escrúpulos.
7 – Give me novacaine
Nessa faixa ele “cura” sua dor depressiva com drogas. “Jimmy, me dê a anestesia” é um dos trechos da música que mostra o nosso personagem ainda conturbado com a depressão e agora também com as drogas.
8 – She’s a rebel
Depois de tantos transtornos psicológicos, nosso personagem encontra algo que o tire da depressão que não sejam drogas. Ele conhece uma garota rebelde e radical, mas com um rosto familiar. Uma garota no mínimo apaixonante...
9 – Extraordinary girl
Ele se vê completamente apaixonado e não se cansa de exaltar isso nessa canção. Realmente uma canção muito melosa.
10 – Letter bomb
A música tem o nome de “carta-bomba” e nela estão os motivos do adeus da garota. Ela explica que o personagem criado na cabeça do Jesus of Suburbia não é ele, St Jimmy é uma ilusão, uma farsa criada para driblar a depressão de ser um nada que só sabe protestar para o vento.
11 – Wake me up when September ends
Aqui se mostra uma música que foge um pouco da história. Não se trata da trajetória de Jesus of suburbia ou St Jimmy, e sim de Billie Joe Armstrong. A música retrata a mágoa do vocalista em relação ao mês de Setembro (mês da morte de seu pai e mês do 11th September).
12 – Homecoming
Nessa faixa o protagonista abstrai a carta-bomba deixada por sua amada, e “mata” St Jimmy de seus pensamentos. Percebe o quanto foi idiota ao se iludir que poderia mudar o mundo e depois que poderia fugir de tudo. Ele finalmente volta para casa, volta para a sua vida medíocre de interior.
13 – Whatsername
Na última faixa um último suspiro. A música fala do arrependimento do protagonista em relação a sua amada, de não ter muito o que lembrar dela, de não ter nenhuma fotografia e de não ter muitos momentos. “Tudo que me lembro é que eu não posso voltar no tempo”.
O caso é que parece que o enredo do álbum VAI VIRAR FILME! Na verdade, "American Idiot" já havia sido adaptado para o teatro². De uma coisa pra outra é um pulo.
O problema é que, entre as supostas cotações para um papel no filme (em que temos o idio... digo, protagonista da porcar..., digo, saga Crepúsculo, Robert Pattinson³) e vendas de ingressos no site oficial da banda para as encenações de "American Idiot" (o musical teatralizado) não encontrei fontes primárias no material oficial da banda que comprovem que alguém tá correndo atrás da ideia de realmente fazer um filme com a história, só algumas supostas entrevistas em sites de entretenimento onde o vocalista do Green Day "teria dito x ou y" sobre o assunto. Tá tudo uma névoa (como dá pra perceber se você acessar as fontes que listei abaixo), mas se alguém levar a ideia adiante pode sair um bom filme. SE... Por hora...
Just keep rocking" \m/
Fontes: