domingo, 14 de abril de 2013

Elldorado

Ok pessoal, da última vez eu disse:


"Não me perguntem nada ainda sobre esses caras. Achei TOTALMENTE POR ACIDENTE quando liguei meu gerador de improbabilidade aqui de casa. Banda de Screamo nacional, canta em português, o som é bom, a letra é boa, e o clipe ainda por cima é engraçado!
Posto qualquer coisa sobre eles mais tarde, mas vale a apresentação! Com vocês: Elldorado!"



Dessa vez no entanto, eu consegui trazer algumas informações sobre a banda:


Após a descoberta do site Metal Em Português, pensei em trazer algumas bandas brasileiras que CANTAM EM PORTUGUÊS e lá mesmo encontrei o vídeo do Elldorado acima.
Como alguns de vocês devem ter notado, o diálogo do dono do bar com o faxineiro e a resposta do faxineiro fica ainda mais hilariante quando você nota o que o faxineiro faz quando a "banda" começa a tocar! XD
Enfim, Elldorado é uma banda cristã de Screamo de SP (e aí eu me pergunto, o que diabos eles estavam pensando em fazer um clipe num bar da Heineken? Talvez só pra aumentar o efeito cômico do vídeo... Ou não... Sei lá, mas a letra é boa!).
Por enquanto a banda tem apenas 1 álbum gravado, mas deu uma boa demonstração de potência sonora na minha humilde opinião. Ah, e não estranhe se tiver que ouvir uma segunda vez até perceber que eles estão cantando em português (screamo em português pra mim é novidade), da segunda vez em diante vc começa a entender as palavras! 

Just keep rocking! \m/

Huaska

 

Salve pessoal!
Após a descoberta do site Metal Em Português (In Memorian), pensei em trazer algumas bandas brasileiras que CANTAM EM PORTUGUÊS.

Uma particularmente interessante que eu descobri é uma banda de São Paulo chamada Huaska. A proposta da banda é muito interessante: mesclar o metal com música brasileira. O interessante é que a parcela da música brasileira escolhida foi justamente o samba e a bossa nova!

Eu sei que até o Sepultura já usou elementos de música brasileira e já gravou bossa nova, mas NÃO É ESSE O CASO AQUI! A proposta do Huaska é uma FUSÃO entre samba, bossa nova e metal! Isso é um passo além do que qualquer banda brasileira já fez!

Vamos por partes: A mistura é uma característica que aparece timidamente em Mimosa Hostilis, o 1.º trabalho da banda (que mais parece um álbum do Deftones em português) na faixa "Voyeur" - um excelente cd aliás. Os dois trabalhos seguintes da banda são intermediários em que a banda experimentava formas de unir metal + letras em português + mpb (pra sermos sinceros nem sempre deu certo nesses álbuns). Mesmo eu não considerando o "É Chá de Erva Doce" um álbum com vocais bem trabalhados a canção "Minha Alma Fede" é soturna e boa de ouvir, "Sua Beleza Me Faz Mal" tem uma letra até interessante, apesar de não ser a melhor interpretação do vocalista Rafael Moromizato; já "Bossa Nenhuma" é musicalmente  muito mais bem trabalhado em instrumental e nos vocais, e é justamente nesse álbum que a mistura entre samba, metal e bossa nova se torna constante e consistente, mas peca em algumas letras como e.li.sa (puro tapa buraco do álbum), todavia, foi justamente uma canção desse álbum que me fez gostar e procurar mais trabalhos da banda: O Machete - canção emblemática baseada no conto homônimo de Machado de Assis, uma canção tensa com o uso de um machete contra um violoncelo embalada com distorções de guitarra num clipe que lembra muito uma das minhas bandas favoritas: Deftones. O som ficou incrível e o vocal está perfeito. Pra quem não conhece o conto de Machado de Assis a letra parece confusa, mas ao lê-lo você descobre exatamente do que a letra está falando e, confesso que me surpreendi. Recomendo MUITO!



No novo álbum "Samba de Preto" as coisas chegam a um nível de profissionalismo invejável, as letras amadureceram tanto nesse álbum quanto o som havia evoluído do 2.º para o 3.º álbum da banda harmonizando palavra e melodia. O novo álbum conta com a participação pra lá de especial de Eumir Deodato (que já produziu nomes como Bjork e Tom Jobim) e Elza Soares! Confira entrevista:




Obs.: A introdução de "O Mar" chega a lembrar o estilo de uma outra banda excelente: Apocalyptica; a banda fez uma regravação de Tom Jobim em versão rock na faixa "Chega de Saudade"; "Foi-se" e "Samba de Preto" são canções de luto com peso e letras intensas. São esses apenas alguns destaques. Vou deixar vocês se surpreenderem com o resto sozinhos. Aqui vai um pouco do trabalho do Huaska pra vocês apreciarem, e acreditem: SAMBA DE PRETO é muito bom!


Just keep rocking! \m/

Sabbatariam


Mais uma vez temos uma banda underground no Billy to Indie!

É fato que nem tudo que é bom é conhecido. E é fato que, mesmo entre os trolls temos muita coisa interessante sendo produzida. Sim, vamos falar de uma banda de Death Metal - a 2.ª aqui no blog - mas não qualquer banda de Death Metal.

Você já percebeu que, normalmente, quem é fã de Metal Progressivo não curte Death Metal e quem curte Death Metal não curte Metal Progressivo? O que acontece então se uma banda une os 2 estilos?

Sabbatariam é uma dessas bandas que, infelizmente, talvez nunca toque numa 89 FM, mas é uma das mais tradicionais do underground nacional, chegando até a atingir o exterior ao gravar um split (um álbum com músicas de 2 bandas) com a banda suíça de Metal Extremo DEMONICIDUTH. O som é cantado em inglês, e é comparável apenas talvez ao Job For A Cowboy em peso, com o diferencial de muitas mudanças na cadência de tempo e até com o uso de vocais femininos em alguns momentos, como em Extreme Reborn e no cover de "Died in The Battle" (cover de outra banda underground: Sentido Oposto, tão underground que não achei NADA sobre deles na internet além de referências feitas por outras bandas, como no caso, o Sabbatariam).

Além da experiência de um som intenso e criativo, os vocais rasgados do thrash e os guturais roucos tem uma intensidade incomum (não sei se por característica vocal dos vocalistas que passaram pela banda ou pelo método de regulagem do som). As letras são um capítulo à parte: por ser uma banda cristã as letras apresentam temas bíblicos, então não se preocupe com as canções em inglês porque eles não estão xingando vocês nem te mandando pra aquele lugar! :- )

Detalhe: A banda tem uma série de covers de clássicos de algumas das bandas mais tradicionais do underground cristão como Tourniquet, Trouble, Stryper, Impellitterri, Bride, etc, 3 deles aqui para download. "From Dust To Dust" também foi disponibilizado online pela própria banda (basta clicar no nome do álbum pra baixar). Aproveitem!


Discografia:

Sword of God (Demo - 2002)
Split Dogs of Antichrist - The Valley of the Shadow (Demoniciduth / Sabbatariam) [2005]
From Dust to Dust (EP - 2007)
Left Behind (álbum não-realizado)
The Valley of the Shadows (CD - 2012)


Fontes:


Just keep rocking! \m/


Tecnologia do Blogger.